OBJETIVO DO GEELMAR

Proporcionar aos pesquisadores da cibercultura e letramentos na web, profissionais da linguagem, professores da educação básica e estudantes das licenciaturas e do ensino médio, estudos e discussões sobre a importância das linguagens e códigos digitais, suas práticas multissemióticas nos ambientes escolar e social.

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

WEBLETRAMENTOS A SERVIÇO DO "MUNDO DA VIDA"

O ambiente digital tem facilitado práticas com escrita que levam em conta o "mundo-da-vida" Husserl. Isto é, na pratica-se os webletramentos em que são exploradas as multissemioses da língua, considerando os aspectos sociais e geográficos que efetivam o uso da linguagem em suas diversas dimensões.
Para (Kalantzis e Cope, 1999, p. 135, apud Rojo, 2013, p. 17) a escola deve apresentar um projeto pedagógico no qual ensinar novas competências aos alunos é torná-los cidadãos capazes de interagirem dialogicamente em situações de conflitos. "a habilidade de se engajarem em diálogos dificeis que são parte inevitável da negociação da diversidade"(Kalantzis e Cope, 1999, p. 139). este pensamento é corroborado por Rojo ao dizer que " no campo específico dos multiletramentos, isso implica negociar uma crescente variedade de linguagens e discursos: interagir com outras línguas e linguagens, interpretando ou traduzindo, usando interlínguas específicas de certos contextos, usando inglês como língua franca; criando sentido da multidão de dialetos, acentos, discursos,estilos e registros presentes na vida cotidiana, no mais pleno plurilinguismo baktiniano. Ao invés da gramática como norma para a língua padrão, uma gramática constrastiva que, como Ártemis, permite atravessar fronteiras. (Rojo, 2013, p.17).
Diante desse diálogo de titãs creio que podemos trazer à baila a ideia de que na web as práticas de letramentos que podem atender a demanda dos "nativos digitais" Prensky, 2001, "nascidos digitais" Palfrey e Gasser, 2010, deve ser caracterizada como webletramentos se caracterizarem com atividades que conflitam desde o conceito de cultura baseada na dimensão antitética de cultura escrita padrão ver escrita cotidiana até as práticas linguísticas que poem em destaque as escritas dialógicas onde se realizam interações conflituosas individual e coletivamente que levam à negociações simbólicas de sentidos ena rede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário